sábado, 23 de julho de 2011

Tromso 01 - Noruega









Tromso é uma comuna da Noruega, com 2.557 km² de área e 61.897 habitantes (censo de 2004). Ocupa o posto de 8ª maior cidade da Noruega por população, assim como também é sede da Universidade de Tromso, cervejaria, jardim botânico e planetário mais ao norte do mundo. Devido ao fato de ser sede de uma universidade, Tromso adquiriu um ar de cidade cosmopolitana, onde encontra-se uma forte presença de jovens estudantes, que proporcionou a grande concentração de bares, PUBs e cafés espalhados por toda cidade. É também uma cidade importante no circuito turístico do norte da Noruega, integrando um dos principais pontos de parada do Hurtigruten. Entre as principais atrações para visitantes estão a gondola para o topo da montanha de onde pode-se observar a cidade, o aquário Polaria e a Igreja Ishavskatedral.

Tromso é muito conhecida na Noruega por ter muita neve durante o inverno, apesar da quantidade variar muito de um ano para o outro. No inverno de 1996/1997 um novo recorde foi estabelecido quando a estação meteorológica no topo de Tromsoya registrou – com alguma dificuldade –, 240 cm de neve. A temperatura mais baixa registrada foi -18,4 °C e a média de janeiro é -4 °C, devido ao calor trazido pela corrente do Atlântico Norte, uma extensão da Corrente do Golfo. A proximidade com o mar modera as temperaturas. Sommaroy, na costa oeste de Kvaloya possui uma média de -1,9 °C em janeiro.

O verão também é relativamente gelado, com uma média de 12 °C em julho; as temperaturas durante o dia são um pouco mais quentes, mas variam muito (de 9 °C a 25 °C). No verão de 1972, a temperatura chegou a 30 °C.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Troms%C3%B8

Nenhum comentário: