sábado, 11 de setembro de 2010

Nagoya 01 - Japão - Ásia





Nagoya ou Nagóia (em japonês 名古屋市) é uma cidade do Japão, capital da província de Aichi, o quarto centro urbano mais populoso do país, com 2 198 633 habitantes em 2004. Situada entre Tóquio e Quioto, é o centro econômico da região central do Japão juntamente com a cidade de Toyota e tem um porto marítimo.

A actividade industrial principal de Nagoya é a produção de automóveis. Toyota tem a sua sede na cidade vizinha de Toyota. A empresa têxtil japonesa de Marukawa tem a sua sede em Nagoya. Outras empresas na área aerospacial e de electrónica (relógios, por exemplo) estão aqui sediadas.

Nagoya é também conhecida como o local de origem da máquina de jogo conhecida como pachinko.

Nagoya é servida pelo Aeroporto Internacional de Chubu (Centrair, NGO) na cidade de Tokoname e pelo Aeroporto de Nagoya (Komaki International Airport) localizado nas cidades de Komaki e Kasugai. A 17 de Fevereiro de 2005, todos os voos comerciais do Aeroporto de Nagoya foram mudados para Chubu, ficando o primeiro como infra-estrutura de aviação geral.

A Estação de Nagoya, a maior do mundo em relação à área de superfície, situa-se nas linhas de Tokaido Shinkansen, Tokaido, e Chuo. Os Caminhos de ferro de Nagoya e os Caminhos de ferro eléctricos japoneses de Kinki servem de comunicação para vários pontos da região de Tokai e Kansai.

Em Nagoya situa-se um dos maiores portos do Japão, que movimenta a maior quantidade em valores comparado a todos os portos do país e tem como um dos principais produtos a exportação de automóveis e autopeças.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nagoya

Nenhum comentário: