sábado, 19 de dezembro de 2009

Cavernas de Gelo de Eisriesenwelt 01 - Áustria






A entrada de Eisriesenwelt, a maior formação de cavernas de gelo do mundo, na Áustria, pode ser avistada de longe: tem 20 metros de largura por 18 de altura. Mas, localizada a 1000 metros de altitude, onde a temperatura média no verão é de zero grau, essa abertura não é visível do vale do Rio Salzach, próximo de Salzburgo. Por isso, as cavernas, formadas há milhões de anos, permaneceram incógnitas até 1879 e só se tornaram conhecidas do mundo 30 anos depois. Hoje, Eisriesenwelt é visitada por 200 000 turistas anualmente.

As cavernas estendem-se por 42 quilômetros. A parte coberta de gelo e aberta aos turistas é de apenas 1 quilômetro. Nesse trecho de chão liso as paredes são formadas por colunas, torres e cascatas de gelo de todas as formas, que se modificam sutilmente a cada ano, esculpidas pelo vento gelado que penetra por inúmeras aberturas.
(Fonte: http://super.abril.com.br/ecologia/eisriesenwelt-castelo-glacial-445286.shtml )

3 comentários:

Jorge Purgly disse...

Olá!
Gostei muito da proposta do seu blog.
Faz lembrar os tempos em que recebi de presente uma assinatura da Revista National Geographic, sempre com fotos maravilhosas e excelentes reportagens. Sei do imenso trabalho por trás de um blog de bom nível como o seu, que inclusive cita as fontes: a pesquisa, o escanear imagens, a busca de conteúdo, enfim, tudo para agradar o estimado leitor.
Parabéns!
Gostaria de convidá-lo para visitar meus blogs também, confira em
http://purgly.blogspot.com - Categoria Cultura
http://universotrade.blogspot.com -
Categoria Variedades (Manuscritos do Mar Morto, Essênios e afins)
http://mastersuno.blogspot.com -
Categoria Sustentabilidade
http://konektigi.blogspot.com -
Categoria Comunicação
http://drbachflower.blogspot.com
Categoria Saúde
http://purgly.wordpress.com
Categoria Gestão de Blogs
Meu site social em
http://xeesm.com/JorgePurgly
Um forte abraço,
Jorge Purgly

André Amui disse...

Obrigado Jorge. Muito gentil de sua parte. Tenho procurado sim, fazer um trabalho de qualidade em todos os meus blogs, e retornos como este seu, me dão a certeza de estou fazendo a coisa certa. Terei o máximo prazer em visitar seus blogs que tenho certeza, pelos temas, devem agradar a muitos leitores.
Grande abraço e apareça sempre por aqui.

André Brasil

Jorge Purgly disse...

Olá Andre, agradeço sua resposta e incentivo.
Assim como o silício, semi-condutor, ou seja o cristal de quartzo, tem a capacidade de memória, haja vista que as memórias de computadores são de semicondutores, a agua também tem capacidade de memorização que vem sendo descoberta aos poucos pelos cientistas. Imagine a imensa quantidade de informação acumulada nos milhões de anos dos blocos de gelo de Eisriesenwelt? Os descobrimentos e o tempo darão as respostas.
Um forte abraço,
Jorge